Fernando Cantelmo é Bacharel em Direito, Psicólogo, Administrador, Marqueteiro, e estudioso das Ciências Jurídicas, da Filosofia, das Ciências Sociais, e das Ciências Políticas.
Graduado pela UNESP e pela ESAMC, é Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, Especialista em Administração pela FGV/SP e realizou Especialização em Gestão de Marketing.
Desde os anos 90 atua no Terceiro Setor e é estudioso do Direito do Consumidor, tendo atuado em atividades junto à ONGs, OSC e Associações, além de ser associado pleno do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) com participação em projetos variados.
Tem experiências em agências de marketing, escritórios de advocacia, como consultor, tendo atuado ainda na Procuradoria Geral da República (GO). Também trabalhou como docente em Graduação e Pós-Graduação, teve vivências em coordenadoria acadêmica, e em orientação de trabalhos acadêmicos e projetos científicos.
Na advocacia, atua com Direito Civil, especialmente com foco em Terceiro Setor, Contratos, Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor, LGPD, e demais áreas civilistas.
Publicou diversos textos e artigos científicos. É autor do livro "A Tutela do Estado ao Direito do Consumidor: legislação consumerista, agências reguladoras e responsabilidade estatal" (ISBN nº 978-65-00-20986-0. 1.).