Fernando Cantelmo é Bacharel em Direito, Psicólogo, Administrador, Marqueteiro, e estudioso das Ciências Jurídicas, da Filosofia, das ciências sociais, e das ciências políticas. É Graduado pela UNESP e ESAMC, Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, Especialista em Administração pela FGV/SP, e realizou Especialização em Gestão de Marketing, frequentando ainda outros cursos nas áreas de Direito, Psicologia, Filosofia, Educação, Sociologia, Marketing e Administração.
Desde os anos 90 atua no Terceiro Setor e é estudioso do Direito do Consumidor, tendo atuado junto a ONGs, OSC e outras Associações, além de ser associado pleno do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) com participação em projetos variados.
Exerceu atividades como docente em Graduação e Pós-Graduação, bem como vivências em coordenadoria acadêmica, orientação pedagógica, coordenação de projetos em instituições de ensino superior, além de orientação de trabalhos acadêmicos e projetos científicos.
Também possui experiências atuando em empresas, em agências de marketing, em escritórios de advocacia, e como consultor nas áreas mercadológicas e jurídica, tendo atuado ainda na Procuradoria Geral da República do Estado de GO.
Na advocacia, atua em diversas áreas, notadamente em Direito Civil, especialmente com foco em Terceiro Setor, Contratos, Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor, LGPD, e demais áreas civilistas.
Publicou diversos textos e artigos científicos, técnicos ou jornalísticos, além de poemas e crônicas. É responsável pela coordenação de várias obras técnicas, e também é autor do livro "A Tutela do Estado ao Direito do Consumidor: legislação consumerista, agências reguladoras e responsabilidade estatal" (ISBN nº 978-65-00-20986-0).